Plano da Disciplina


UniEVANGÉLICA
Pós-Graduação Lato Sensu em Docência Universitária
Professora: Ms. Cláudia Helena dos Santos Araújo
Disciplina: Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação.
Carga horária: 40 horas



PLANO DA DISCIPLINA

EMENTA

Políticas para Ciência, Tecnologia e Inovação no país. Sociedade da Informação e sua interferência no processo de conhecimento. Mudanças sociais e as tecnologias informáticas na educação superior. Possibilidades e limites do uso dos recursos nas ações educativas. Ensino e aprendizagem mediados por tecnologias. Novas educações e tecnologias – desafios aos professores. Educação a distância – possibilidades educativas na educação superior. Principais modelos de educação a distância e suas características. 


JUSTIFICATIVA

A tecnologia tem se caracterizado como uma área de conhecimento de grande influência na educação. Tal influência se manifesta na definição de suas temáticas, de seus enfoques teórico-metodológicos e de suas práticas escolares. O fato é que, em diferentes espaços sociais, nos discursos oficiais, acadêmicos e nas produções científicas sobre educação e TIC, estas são postas como presença indispensável nas situações de ensino e aprendizagem.
Valente (1993) afirma que “os computadores estão propiciando uma verdadeira revolução no processo de ensino-aprendizagem” (p.25), sendo uma realidade incontestável a presença das máquinas nas mais diversas atividades humanas, inclusive na educação. Este autor prossegue sua afirmação observando que “a maior contribuição do computador como meio educacional advém do fato de seu uso ter provocado o questionamento dos métodos e processos de ensino utilizados” (p.25). Desta forma, evidencia-se que a utilização das TIC nas situações de ensino pode constituir diferentes formatos no processo de ensino e aprendizagem, instaurando diferenças qualitativas nas práticas pedagógicas.
Portanto, o computador está sendo discutido no que diz respeito ao seu potencial na educação e, de modo especial, no processo de ensino e aprendizagem. Tal discussão conduz uma reflexão aos modos de apropriação pedagógica e incorporação, pelos professores, do computador e das redes proporcionadas pela Internet em suas práticas pedagógicas, de forma a oferecer melhorias nas atividades de ensinar e de aprender. Castells (2005) evidencia que “as redes interativas de computadores estão crescendo exponencialmente, criando novas formas e canais de comunicação, moldando a vida e, ao mesmo tempo, sendo moldadas por ela” (p.40). Este cenário remete à educação e aos educadores o desafio de cumprir seu papel social e redimensionar as suas práticas e teorias, compreendendo, dentre outras necessidades, a ligação da educação com as tecnologias.

OBJETIVOS

  • Conhecer as políticas voltadas para a Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • Refletir sobre a Sociedade da Informação e sua interferência no processo de conhecimento;
  • Analisar o processo de incorporação das tecnologias no ensino superior;
  • Analisar as possibilidades e limites de uso dos recursos nas ações educativas;
  • Discutir a questão do ensino e da aprendizagem mediados por tecnologias;
  • Identificar as arquiteturas pedagógicas para a educação a distância;
  • Discutir a educação a distância no contexto do ensino superior.

AVALIAÇÃO

A avaliação será processual e formativa, observando os seguintes critérios:
- Participação e envolvimento nos estudos e discussões realizadas em sala de aula e no ambiente virtual de aprendizagem (www.poseducatic2011.blogspot.com);
- Estudo prévio dos textos indicados e a presença e pontualidade às aulas;
- Realização de seminários pelos alunos;
- Atividade avaliativa versando sobre os temas estudados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: TEMAS E INDICAÇÕES DE LEITURAS


A disciplina será desenvolvida em 04 aulas, sendo 03 aulas presenciais (30 horas) e 01 aula a distância (10 horas) por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As leituras básicas são indicadas para cada aula e as leituras e atividades complementares serão discutidas no AVA (www.poseducatic2011.blogspot.com).


AULA 1: 18/06/11

Tema: Políticas para Ciência, Tecnologia e Inovação no país. A Sociedade da Informação e suas interferências no processo de conhecimento.

Leituras:

1) BRASIL, MCT. Desafios para a consolidação de um sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. In: BRASIL, MCT. Livro Branco, 2002. Disponível em http://www.oei.es/salactsi/livro_branco_cti.pdf. Acesso em 10/06/2011 (p. 23 a 31).

2) CASTELLS, Manuel. Prólogo: a rede e o ser. In: A Sociedade em Rede. (p.39 a 50).

3) SANCHO, Juana Maria. De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos. In: SANCHO, Juana Maria, HERNÁNDEZ, Fernando (orgs). Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006. (p. 15 a 41).


AULA 2: 02/07/11

Tema: Mudanças sociais e as tecnologias informáticas na educação superior. Possibilidades e limites do uso dos recursos nas ações educativas. Ensino e aprendizagem mediados por tecnologias. Novas educações e tecnologias – desafios aos professores.


Leituras:

1) ABREU, Rosane de Albuquerque dos S. Cabeças digitais: um motivo para revisões na prática docente. In: NICOLACI-DA-COSTA (ORG.). Cabeças digitais – o cotidiano na era da informação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2006 (p.163 a 180).

2) PEIXOTO, Joana. Tecnologias e práticas pedagógicas: as TIC como instrumentos de mediação. In: LIBÂNEO, José Carlos, SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (orgs.). Didática e escola em uma sociedade complexa. Goiânia: CEPED, 2011. (p.97 a 112)


Atividade Seminário:

1)      O uso das redes sociais na educação
2)      Softwares educacionais
3)      ProInfo
4)      Um Computador por Aluno (UCA)
5)      O uso das mídias (vídeo, fotografia, cinema, celular) como recurso educativo
6)      A inclusão digital e social (sugestão: Sérgio Amadeu – programas de inclusão digital no Brasil e em Anápolis).




AULA 3: 09/07/11

Tema: Educação a distância – possibilidades educativas na educação superior. Principais modelos de educação a distância e suas características.

Leituras:

1) BELLONI, Maria Luiza. Educação, Ensino ou Aprendizagem a Distância? In: BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. São Paulo: Autores Associados, 2009. (p. 25 a 38).


2) TOSCHI, Mirza Seabra. Currículo em educação a distância. In: PRETI, Oresti (org.). Educação a distância – ressignificando práticas. Brasília: Líber Livro Editora, 2005. (p. 167 a 177).

3) CARVALHO,  Maria Jane S., NEVADO, Rosane Aragon de, MENEZES, Crediné Silva de. Arquiteturas pedagógicas para a educação a distância: concepções e suporte telemático. Disponível em http://vipzprofes.pbworks.com/f/arquiteturas_pedagogicas_sbie2005.pdf. Acesso em 10/06/11.


Atividade Seminário:

7)      Professor Conect@do: política de inclusão digital e formação de professores em Anápolis/GO.
8)      Universidade Aberta do Brasil (UAB) – polo de Anápolis

Atividade discursiva – Tema a ser definido!



AULA 4:

Tema: Possibilidades educativas e discussões no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Leituras, vídeos, imagens, entre outros, a serem discutidos no AVA (www.poseducatic2011.blogspot.com) durante o desenvolvimento da disciplina.

OBSERVAÇÃO: Outros textos de leitura poderão ser indicados para discussão no AVA.







Bibliografia geral:

ABREU, Rosane de Albuquerque dos S. Cabeças digitais: um motivo para revisões na prática docente. In: NICOLACI-DA-COSTA (ORG.). Cabeças digitais – o cotidiano na era da informação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2006.

BRASIL. MCT. Livro Branco. Brasília, 2002. Disponível em: http://www.abc.org.br/arquivos/ConferenciaNacional/livro.pdf  Acesso em: setembro/08.

BELLONI, Maria Luiza. Educação, Ensino ou Aprendizagem a Distância? In: BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. São Paulo: Autores Associados, 2009. (p. 25 a 38).

CARVALHO,  Maria Jane S., NEVADO, Rosane Aragon de, MENEZES, Crediné Silva de. Arquiteturas pedagógicas para a educação a distância: concepções e suporte telemático. Disponível em http://vipzprofes.pbworks.com/f/arquiteturas_pedagogicas_sbie2005.pdf. Acesso em 10/06/11.

COHN, Gabriel. A forma da sociedade da informação. In: DOWBOR, Ladislau et alii (org.). Desafios da comunicação. Petrópolis: Vozes, 2001.

CORRÊA, Juliane. Novas tecnologias da informação e da comunicação; novas estratégias de ensino/aprendizagem. In: COSCARELLI, Carla Viana (org.). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 3ª ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A Internet na escola: desafios para a formação de professores. In: NICOLACI-DA-COSTA (ORG.). Cabeças digitais – o cotidiano na era da informação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2006.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias – o novo ritmo da informação. Campinas,SP: Papirus, 2007. (Capítulo 6 – Caminhos futuros nas relações entre novas educações e tecnologias e Glossário).

________. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas,SP: Papirus, 2003. (Cap. 5 – O professor diante das novas tecnologias ou ... “Professores, o futuro é hoje!”).

MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Revista Comunicação e Educação. Ano I, nº 2, janeiro/abril, 1995.

SEVERINO, Antonio Joaquim. A importância do ler e do escrever no ensino superior. In: CASTANHO, Sérgio e CASTANHO, Maria Eugênia (orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. 3ª ed., Campinas,SP: Papirus, 2001.

TOSCHI, Mirza Seabra. Currículo em educação a distância. In: PRETI, Oresti (org.). Educação a distância – ressignificando práticas. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.

TOSCHI, Mirza Seabra. Didática e tecnologias da informação e comunicação. In: SILVA, Carlos Cardoso e SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e interfaces. Rio de Janeiro: Deescubra, 2007.